Share:

Podemos combater o calor do verão usando uma solução que promete alta eficiência energética? Um climatizador portátil é capaz de fornecer um alto poder de refrigeração de forma altamente eficiente. Curiosamente, ele também consome menos energia enquanto fornece um poder de refrigeração inigualável. Um climatizador evaporativo é um dispositivo também chamado de climatizador. É um dispositivo de climatização singular adequado para climas mais secos. Isso explica porque eles são muito usados no oeste. O sistema de climatização é barato tanto para aquisição quanto para operação.

Um sistema de resfriamento evaporativo funciona através da introdução de vapor de água na atmosfera, o que ajuda a diminuir a temperatura. O conceito de climatização evaporativa é, na verdade, um fenômeno natural que frequentemente ocorre praticamente em todos os lugares ao nosso redor. Para entender o conceito, você pode simplesmente ligar os sprinklers do seu jardim. Quando você estiver ao lado da área do seu jardim que estiver sendo regada, você notará que o ar é muito mais gelado. Isso é semelhante ao conceito de climatização evaporativa..

Agora cada vez mais pessoas escolhem usar climatizadores evaporativos portáteis, que podem ser uma alternativa que agride menos o meio ambiente e é mais econômica que os ar condicionado convencionais. No entanto, existem algumas coisas que você precisa saber antes de comprar climatizadores de ar portáteis.

1. Eu vivo no clima certo para o climatizador evaporativo?

Em áreas de alta temperatura e baixa umidade, climatizadores evaporativos reduzem, de forma eficaz, as temperaturas até 20 – 40 graus Fahrenheit (-6.66 – 4.44 graus Celsius). No entanto, em casos de alta umidade, o climatizador não consegue resfriar com eficiência. Verifique as temperaturas de verão e a umidade relativa da sua região para determinar se o sistema de climatização servirá para você.

 climatizador evaporativo

Como regra geral, se um climatizador produz ar mais frio que 70°F, ele criará um ambiente confortável; se produzir ar mais quente que 75°F, ele não criará. Entre 70°F e 75°F (21.1°C e 23.8°C) é uma área cinzenta onde algumas pessoas se sentem confortáveis e outras, não.

2. Quais são os benefícios de usar um climatizador portátil?

 – Super eficiente com relação a energia

Usar climatizador de ar portátil é uma maneira econômica de resfriar sua casa por não gastar muita energia. Climatizadores evaporativos custam até 50% menos que ar condicionado que usam sistema de refrigeração. Imagine que um climatizador evaporativo de 36 polegadas trabalhando por 8 horas geralmente custa menos de US$1! Porque os custos operacionais necessários são apenas para água e energia. Até o design de alguns climatizadores evaporativos não exigem eletricidade.

– Zero emissões

Como o sistema um baixo nível de pegada de carbono, ele não produz emissões. Diferente de outros sistemas tradicionais de refrigeração, o climatizador evaporativo não tem gás refrigerante ou compressor. Além disso, não libera substâncias químicas tóxicas no ar. Sistemas de resfriamento evaporativo não usam refrigerantes que podem vir a prejudicar o ambiente. A maioria dos produtos químicos refrigerantes usados em sistemas de ar-condicionado desgastam a camada de ozônio da Terra. Como consequência, eles causam o aquecimento global.

 – Previne a poluição do ar

O climatizador é equipado com um filtro para ajudar a filtrar poluentes que causam odor e sujeira da atmosfera interna. Consequentemente, a qualidade do ar dentro dos seus cômodos terá uma melhora significativa. Além de não agredir o meio ambiente, o climatizador protege os cômodos da sua casa da poluição do ar. A Airy Plant é outro produto altamente inovador bastante utilizado para purificar o ar de maneira eficiente sem energia.

 climatizador evaporativo

– Portátil e prático

Você pode facilmente levar o climatizador para qualquer cômodo. Você também pode embalar o dispositivo facilmente, por ele ter sido projetado para ser movido sem esforço.

– Configuração econômica

Diferente do ar condicionado tradicional, você pode ter sua configuração de climatizador portátil de forma muito barata. Esses sistemas são econômicos porque não há necessidade de reservar dinheiro para a instalação do dispositivo. Você pode comprar o climatizador evaporativo de lojas online e simplesmente instalar em qualquer cômodo. Após certo período de uso, é recomendado limpar o tanque de água, o motor e os componentes do filtro. Felizmente, você pode executar essas tarefas sem conhecimento ou experiência prévia.

– Adiciona umidade

Os dispositivos de climatização evaporativa aumentam o nível de umidade dentro da sua casa. Portanto, se você mora em uma região com condições climáticas secas, o climatizador será útil. Os sistemas de ar condicionado padrão tem uma grande desvantagem. Ao contrário do climatizador evaporativo, as unidades de ar condicionado tradicionais retiram a umidade dos ambientes internos. É importante ressaltar que eliminar a umidade da atmosfera interna pode causar problemas de respiração. Além disso, pode causar rachaduras ou ressecamento da pele.

3.Há alguma limitação ao se usar climatizadores evaporativos portáteis?

– Como sistemas de resfriamento evaporativo aumentam o nível de umidade dentro das casas, não os use em áreas de clima úmido. Em comparação com sistemas de ar condicionado tradicionais, climatizadores evaporativos refrigeram sua casa para temperaturas mais altas. Além disso, eles exigem manutenção básica pelo menos uma vez por mês.

– Climatizadores de ar portáteis são projetados para usar água de forma contínua. Em localidades com fornecimento de água limitado, os proprietários precisam ter atenção ao adquirir o climatizador considerando seu impacto no uso de água.

– Em áreas com baixa umidade, a evaporação da água no ar permite que os proprietários usufruam de um método de refrigeração natural e altamente eficiente em se tratando da energia. Climatizadores evaporativos funcionam com esse conceito. Esses climatizadores resfriam o ar exterior ao deixá-lo fluir através painéis encharcados de água. Isso, por sua vez, faz com que a água dos painéis evapore no ar gelado. O ar gelado, que chega a temperaturas entre 15 °F – 40 °F (-9.5ºC – 4.5ºC) é, então, guiado até a casa. O ar quente, por outro lado, é empurrado para o lado de fora pelas janelas.

4. As diferenças entre climatizador de ar portátil e ventilador e ar condicionado

Combater o calor do verão pode ser difícil. Portanto, a decisão de comprar um climatizador de ar, um sistema de ar-condicionado ou ventilador são opções a serem consideradas durante o verão. Mesmo assim, é importante escolher o equipamento correto porque cada um possui prós e contras. Para compará-los, foram listadas diferenças abaixo.

 climatizador evaporativo

5. Como selecionar o tamanho ideal de climatizador evaporativo para o seu cômodo

Os climatizadores evaporativos portatil são classificados em termos de MCH (metros cúbicos por hora) de ar fornecido para uma residência. A grande maioria desses climatizadores varia entre 2,500 – 13,000 Metros Cúbicos por Hora. As fabricantes de sistemas de climatização de ar recomendam que você forneça capacidade de movimentação de ar suficiente. Note que a capacidade deve variar entre vinte a quarenta mudanças de ar por hora com base no ambiente. Aqui estão algumas sugestões para você usar como referência:

 climatizador evaporativo

 Então, como calcular a exigência de MCH (m³/h) do seu climatizador?

Há uma maneira simples de calcular. Basta seguir o exemplo para calcular o MCH do seu climatizador.

Comprimento do cômodo: 6 metros

Largura do cômodo: 5 metros

Altura do cômodo: 3 metros

Volume do cômodo: comprimento x largura x altura = 6 x 5 x 3 = 90 m³

Número de vezes que o ar precisa ser substituído em uma hora: 20 vezes

Volume total de ar a ser substituído em uma hora: 90 metros cúbicos x 20 vezes = 1800 metros cúbicos por hora

Essa é a exigência de MCH (metros cúbicos por hora) para o seu climatizador: 1800 m³/h

Então, se o fluxo de ar da unidade for 1800 MCH, você precisará de uma unidade. Ou se o fluxo de ar da unidade for 900 MCH, você precisará de 2 unidades.

ÁREA EM METROS QUADRADOS X ALTURA DO TETO X NÚMERO DE TROCAS DO AR = MCH DO FLUXO DE AR NECESSÁRIO.

6. Algumas características que você precisa saber sobre climatizadores evaporativos portatil

 climatizador evaporativo

1) Painel de controle e controle remoto

– Temporizador:

A maioria dos climatizadores de ar vem com um temporizador; ele ajuda a definir uma hora para o equipamento dormir. Essa opção é muito útil caso você não queira que o climatizador funcione a noite inteira.

– Controle remoto:

Todos os climatizadores de ar modernos vem com um controle remoto para proporcionar conforto e conveniência quando você precisar modificar os modos.

2) Painéis evaporativos

 climatizador evaporativo

A eficiência desses climatizadores está ligada aos aspectos do design dos painéis evaporativos e à quantidade de umidade presente no ar.

 – Painéis evaporativos de álamo  são, em geral, mais baratos e mais fáceis de substituir ou instalar. Além disso, eles são mais biodegradáveis e mais eficazes se comparados aos painéis sintéticos, mas os sintéticos duram mais tempo.

 – Painéis de celulose também são conhecidos como painéis evaporativos colmeia. Como o nome sugere, esses painéis realmente se parecem uma colmeia. Eles são mais espessos que os de álamo, exigem pouca manutenção e proporcionam maior durabilidade. Apesar de poderem custar um pouco mais, eles são mais eficientes. No mínimo, de preferência eles devem ter 90 mm de espessura para que possam refrigerar o ar com mais eficiência.

3) Tanque de água

– Conector de mangueira

Algumas unidades vem com um conector de mangueira de jardim, também conhecido como Controlador Automático de Nível de Água. Através desse conector, você pode conectar uma mangueira de jardim comum à sua unidade. Isso vai garantir que haja fornecimento contínuo e estável de água fluindo até o climatizador. Isso evita o trabalho de despejar a água manualmente no reservatório.

– Indicador do nível de água

No caso de não haver um controlador de nível de água no climatizador de ar, ele deve ter um indicador de nível de água no lugar. Caso não haja controlador automático do nível de água, você terá que encher manualmente o tanque de retenção de água. Posteriormente, o indicador do nível de água mostrará quando a quantidade suficiente de água for colocada no tanque, minimizando o risco de vazamento ou inundação do chão por transbordamento.

– Entrada de água e válvula de drenagem

Para uma refrigeração otimizada, encha o tanque usando uma caneca / cano de água através da pequena entrada. Essa é a maneira mais fácil de levar a água até o nível máximo. A válvula de escape, por outro lado, permite a troca frequente de água, evitando o crescimento de mofo e bolor.

4) Fluxo de ar

Fluxo de ar de climatizadores de ar é também medido em MCH (m³/h) (metros cúbicos por hora). O MCH é igual a quantidade de ar que circulou na sua área a cada hora. Uma boa maneira de comprar o climatizador de ar do tamanho certo é calculando o MCH (m³/h) exigido pela sua casa.

O fluxo de ar também depende de um soprador ou de um ventilador usado pelo climatizador evaporativo. Ventiladores podem criar fluxo de ar de baixa pressão mas em grandes volumes; eles, geralmente, são usados em grandes climatizadores de ar. Por outro lado, sopradores podem produzir fluxo de ar de alta pressão em grandes volumes e são frequentemente usados em modelos de climatizadores de ar menores. Ao escolher um climatizador evaporativo, você deve procurar os modelos com configurações de múltiplas velocidades. Controlar o fluxo de ar é uma das maneiras de ajustar a temperatura do cômodo; a maioria dos climatizadores de ar portatil vem, pelo menos, com um regulador de 3 velocidades. O movimento automático de persiana é um recurso especialmente importante para climatizadores evaporativos porque pode garantir o fluxo ar gelado em todas as direções.

Entrada de água e válvula de drenagem

  • Tipo ventilador VS tipo soprador

Ventiladores e sopradores são usados para circular e fornecer ar; entretanto, tecnicamente eles são muito diferentes. A grande diferença entre um ventilador e um soprador é na maneira com que o ar é circulado.

Um ventilador é um equipamento elétrico para mover o ar e o ar de um cômodo inteiro ou de uma área grande. Por outro lado, um soprador é um equipamento mecânico e move o ar para um ponto ou localização específica.

Em geral, ventiladores e soprados são muito utilizados para fins de climatização em indústrias. Ambos, também, são muito utilizados em aplicações elétricas como em climatizadores evaporativos portáteis, ar condicionados, micro-ondas, e assim em diante. Ambos produzem ar por quantidade de pressão. Sopradores podem mover muito gás a uma certa pressão, enquanto que ventiladores movem a maior parte de um gás a baixa temperatura.

Aqui está uma tabela de comparação entre ventiladores e sopradores:

Entrada de água e válvula de drenagem

5)  Compartimentos de gelo

Muitas fabricantes incorporam recursos especiais, como pacotes de gel térmico para gelar ou compartimentos de gelo para produzir o efeito de ar gelado. Quando a temperatura está alta, adicionar gelo aos compartimentos será muito eficiente. No entanto, o nível de umidade e temperatura da atmosfera determina a frieza, não o gelo. Portanto, adicionar uma quantia de gelo excessiva pode diminuir a velocidade do processo de evaporação. Isso pode prejudicar a eficiência do refrigerador de ar.

6) Marcas

After determining the ideal size and type of Evaporative Air Cooler, the next step involves choosing a brand. Some of the most popular brands include Portacool (Commercial Coolers), Honeywell (Residential Coolers), and many more. For any dealer wishing to buy the coolers in bulk, choosing a manufacturer with the most competitive prices is recommended. Vankool is a superb choice for those in the wholesale business. It is the preferred OEM dealer for Honeywell for the past 12 years.

7. Dicas para manutenção e cuidado para sistemas de climatização de ar evaporativo

Limpeza: se você não planeja usar o climatizador por muitos dias, considere drenar a água para prevenir o crescimento de bactérias. Outra opção é tratar a água usando cloro antes de ligar o climatizador.

Manutenção: certifique-se que seu climatizador evaporativo seja checado pelo menos duas vezes por ano. O serviço, idealmente, deve ser feito antes do inverno e no meio do verão. Ao executar uma rotina regular de manutenção, a eficiência e vida do seu equipamento serão estendidas.

 Antes do verão:

  • Desconecte a unidade da tomada.
  • Remova as tampas à prova de intempéries.
  • Destaque os filtros e limpe detalhadamente com uma mangueira e, se necessário, considere a substituição por um novo.
  • Feche os drenos e encha o climatizador com água.
  • Desinfete seu climatizador de ar com biocida. Evite alvejante à base de cloro ou outras substâncias que ajudem organismos prejudiciais a se proliferar.

Fim do verão:

  • Desconecte a unidade da tomada.
  • Solte todas as formas de sedimento ou lodo usando um pincel.
  • Esvazie os canos e o tanque.
  • Limpe o tanque do climatizador usando um pano encharcado de água sanitária e, em seguida, bombeie e lave usando água fresca.
  • Destaque os filtros do climatizador, inclusive a mangueira. Depois deixe esses componentes secarem.
  • Seque todos os componentes internos.
  • Se necessário, considere instalar tampas em todos os componentes expostos para evitar qualquer tipo de dano.
Share: