Share:

Climatizadores, popularmente conhecidos como climatizadores evaporativos, são definitivamente os sistemas de resfriamento mais escolhidos. Isso acontece graças ao seu baixo consumo de energia, alta eficiência de resfriamento, natureza ecologicamente correta e custo satisfatório. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que esses utensílios vem com alguns símbolos ou truques que os fazem produzir mais resfriamento eficientemente. Nesse artigo, vamos discutir sobre algumas coisas que talvez você não saiba sobre climatizadores evaporativos.

1. Climatizadores são mais antigos que ar condicionado

Climatização evaporativa é possivelmente a mais antiga forma de controle do clima. Mesmo antes da refrigeração ser inventada, a climatização evaporativa já era usada. Isso era visto com vasos de barro com poros que eram utilizados para resfriar a água através das suas paredes usando o simples e natural processo de evaporação. Além disso, pinturas da época de 2500 aC confirmam que escravos abanavam jarros com água dentro dos quartos para resfria-los. Esse é o motivo pelo qual o climatizador evaporativo existe há mais tempo que o ar condicionado. Apesar do o conceito de climatização evaporativa existir há muito tempo, a raiz do ar condicionado surgiu na China no século II. Durante essa época, um inventor conhecido como Ding Huane projetou um ventilador giratório que era alimentado manualmente. O conceito de resfriamento do ar também foi usado por Benjamin Franklin, um inventor e político americano, para conduzir uma série de experimentos envolvendo evaporação e álcool enquanto tentava alcançar temperaturas congelantes. Entretanto, o primeiro ar condicionado moderno foi projetado por Willis Haviland Carrier em 1902. Produção em massa de climatizadores evaporativos começou por volta do ano de 1939.

2. Fatores que influenciam a taxa de evaporação

O climatizador resfria o ar através da integração do simples processo natural da evaporação com um sistema de movimentação do ar moderno e avançado. Nesse processo, o ar fresco que vem de fora do climatizador evaporativo é atraído para dentro do climatizador através de painéis úmidos. O ar, então, é filtrado através de evaporação saturada e o resultado é ar úmido que é circulado por um ventilador. Atualmente, a maioria das unidades vem em forma de caixa simples. Os painéis do climatizador são saturados pelo bombeamento da água da parte inferior até a parte de cima da unidade, o que a faz escorrer por toda a área dos painéis. Então, o ar é puxado através dos painéis por um ventilador poderoso, o que gera evaporação e o ar fresco resultante desse processo é soprado para fora em alta velocidade.

A umidade é realmente importante quando se trata da eficiência do climatizador evaporativo. Isso porque climatizadores evaporativos resfriam o ar ao filtrá-lo através da água, baixando, assim, a sua temperatura. O ar que vem do exterior é filtrado através de evaporação saturada. O resultado disso é ar úmido que é, então, circulado por um ventilador. A produção de ar úmido é consequência da absorção de parte da água durante o processo de resfriamento. Portanto, percebe-se que climatizadores evaporativos só funcionarão devidamente quando apenas uma pequena quantidade de ar quente circular dentro da sua casa durante o funcionamento do sistema. Assim sendo, quanto menor o nível de umidade, melhor é o resultado da climatização evaporativa. Por sua vez, quanto maior o nível de umidade, menor será a eficiência da evaporação como método de resfriamento.

3. Área de aplicação de climatizador evaporativo

Em áreas com verão quente e úmido, climatizadores se aplicam, principalmente, à fábricas de tecido, roupas, impressão e tingimento, bronzeamento, calçados, plástico, maquinaria, eletrônicos, brinquedos, comida, indústria química, indústria metalúrgica, lugares com muitas pessoas ou fontes de calor com alta temperatura, salão de mercado de negociação, estação de espera de estação, sala de atendimento ambulatorial hospitalar e outros estabelecimentos comerciais.

Em áreas com verão quente e seco, além de serem aplicáveis à maioria dos sistemas de refrigeração de ventilação de plantas, climatizadores também podem ser usados em shoppings, supermercados, mercados rurais, restaurantes, cafeterias, bares, lugares de entretenimento, salas de exercício físico, salas de conferência, corredores, escolas, parques infantis e casas de família.

Área de aplicação de climatizador evaporativo

4. Vantagens de climatizadores

  • Menos investimento, excelente performance: para a mesma área, o custo de um climatizador é menos de 3/5 do custo de um ar condicionado central.
  • Menos consumo, uma hora só necessita de 1 grau: para a mesma área, o consumo de energia de um climatizador é um oitavo menor que o de um ar condicionado central.
  • Performance estável e qualidade confiável
  • Fluxo de ar grande e fonte de ar de longas distâncias
  • Efeito de refrigeração excepcional: na região sul, as unidades podem reduzir a temperatura de 2,2 a 5,5 graus, na região quente e seca, pode chegar a até 8,3 graus.
  • Ar de boa qualidade: climatizadores tem uma performance estável enquanto economiza energia, reduz a temperatura e elimina poeira e odores e eles também podem elevar os níveis de oxigênio para melhorar a eficiência do trabalho.
  • Ajusta umidade: uma unidade de climatizador evaporativo portátil pode ajustar a umidade do local de trabalho.
  • Fácil manutenção: climatizadores de ar são extremamente populares por sua eficiência, simplicidade, preço acessível e fácil manutenção. A maior parte da manutenção pode ser feita pelo próprio usuário.

5. Diagrama de queda de temperatura de climatizador evaporativo

Diagrama de queda de temperatura de climatizador evaporativo

6.  Tipos de climatizadores

-Climatizador de ar portátil

O Climatizador evaporativo portátil é projetado para casas por conta de sua natureza portátil. A maioria deles vem com rodas, portanto você pode leva-los facilmente à sua sala ou ao seu quarto.

Climatizador de ar de parede

Essa categoria de climatizador evaporativo de parede é permanentemente instalada em janelas ou no teto. Eles são uma boa opção caso você queira climatizar uma área ou um cômodo em particular.

-Climatizador industrial

O climatizador evaporativo industrial é projetado para fornecer refrigeração em grande escala e é ideal para grandes espaços internos, fábricas e armazéns. Esses climatizadores usam a circulação e a evaporação para manter esses grandes espaços refrigerados.

  • Instruções para instalação de unidades de climatizadores evaporativos industriais

Instruções para instalação de unidades de climatizadores evaporativos industriais

Tipo (1): Instrução para instalação de máquina que se pendura na parede com saída de ar na parte inferior

Tipo (2): Instrução para instalação no teto

Tipo (3): Instrução para instalação de máquina que se pendura na parede com saída de ar na parte superior

Tipo (4): Instrução para instalação de máquina estática no chão

Tipo (5): Instrução para instalação de máquina com saída de ar lateral

Tipo (6): Diagrama móvel

7. Componentes principais de climatizadores evaporativos

  • Resistência plástica

O material exterior é feito de plásticos de engenharia com anti-causticidade e isolamento, que podem impedir a radiação ultravioleta, tem excelente resistência ao envelhecimento e vida útil longa.

  • Motor

Motor

 Em termos de motores, para um climatizador funcionar bem, ele precisa ter 100 porcento da fiação de cobre. Apesar das marcas de baixo custo tenderem a substituir o cobre por alumínio, a qualidade é muito reduzida.

Motor com proteção total contra sobretensão e sobrecarga, se equipado com suporte anti-vibração, pode se tornar altamente eficiente e gerar pouco ruído.

  • Sensor de nível de água

Usado para checar o nível de água com precisão.

  • Com controlador inversor de velocidades variáveis (uso em climatizadores industriais)

Para controlar completamente as unidades através das instruções.

  • Painéis evaporativos

Para um climatizador funcionar bem em um lugar específico, ele exige um painel evaporativo com tamanho e espessura corretos. Na realidade, quanto mais grosso for o painel, mais água ele pode absorver e, portanto, melhor será a experiência da climatização. Em se tratando de painéis evaporativos, existe uma grande variedade para você escolher. Abaixo estão os diferentes tipos de painéis.

Painéis evaporativos

Painéis evaporativos de álamo

Painéis evaporativos de álamo fornecem a melhor experiência de climatização para a maioria dos climatizadores padrão. Eles vem em dois tamanhos, 1 polegada e 2 polegadas. Como eles são feitos de fibras de álamo entrelaçadas, eles retêm mais água, o que os mantém saturados por mais tempo e faz com que eles mantenham a água climatizada por mais tempo. Entretanto, antes de comprar esse tipo de painel é importante saber que:

  • Painéis de álamo precisam ser substituídos todos os anos.
  • Painéis de álamo perdem eficiência com o tempo por conta do acúmulo de águas e minerais absorvidos.
  • Painéis de álamo tendem a dar um odor amadeirado de álamo na ventilação.
  • Painéis de álamo são uma opção apenas para climatizadores com três painéis.

Painéis sintéticos azuis

Como o nome sugere, esses painéis são feitos de material sintético. Apesar de esses painéis não serem capazes de reter água melhor que os painéis de fibra de álamo, eles secam mais rápido e, portanto, eles não perdem ou reduzem a eficiência. Além disso, esses painéis absorvem água dura com mais facilidade, levando a mais acúmulo de minerais, o que reduz o fluxo de ar. Antes de comprar painéis evaporativos sintéticos azuis é importante saber que:

  • Painéis sintéticos azuis não absorvem ou retêm água com a mesma eficiência dos painéis de álamo.
  • Painéis sintéticos azuis precisam ser substituídos todos os anos.

– Painéis de cellulose

Painéis de celulose, também conhecidos como painéis colmeia, são feitos com papéis de celulose montados com formato de colmeia. Esse painel é projetado para fornecer máxima refrigeração, baixa queda de pressão e alta durabilidade. Algumas coisas a serem consideradas antes da compra de painéis de celulose são:

  • Painéis de celulose são mais duráveis, portanto, não se deterioram.
  • Painéis de celulose não precisam de substituição anual.
  • Painéis de celulose geram um cheio de queimado que passa depois que o climatizador funciona por um tempo.

Especificação de painéis evaporativos colmeia: 

Especificação de painéis evaporativos colmeia: 

  • Distribuidor de água

O distribuidor de água pode distribuir água de maneira mais uniforme

  • Lâmina de ventilador

Use o nylon como material, que é durável e anticorrosivo. Lâminas de ventilador de plástico integrado operam de forma mais estável, tem baixa vibração e ruído reduzido em 3dB(A).

  • Válvula de drenagem

Drena água suja do climatizador automaticamente.

  • Bomba de água

Estabiliza a pressão da água, tem baixo aumento de temperatura e não queima sem água.

8. Climatizadores evaporativos comparados com outros dispositivos de refrigeração ou ventilação

Climatizadores evaporativos comparados com outros dispositivos de refrigeração ou ventilação

9. Quantos climatizadores de ar são necessários para o seu local?

Evaporative air coolers are rated according to the amount of air-flow that they can generate. This is why they are actually grouped according to air flow per minute. The total quantity of air that a cooler unit can pump per unit time can be measured in either CFM (Cubic Feet Per Metre), CMM (Cubic Metres Per Minute), or CMH (Cubic Metres Per Hour). The key to choosing your ideal evaporative cooler is choosing one with the right rating for your space. Therefore, you need to first calculate the CMH(m3/h) requirement of your cooler if you are seeking to know the right number of coolers to buy for your space.

1.Alguns importantes dados de referência sobre a taxa de troca de ar em uma situação diferente.

A taxa de troca de ar é de 20-30 vezes por hora em ambientes em geral.

A taxa de troca de ar é de 30-40 vezes por hora em áreas abertas com multidões,

A taxa de troca de ar é de 40-50 vezes por hora em oficinas com equipamentos de aquecimento de produtos.

A taxa de troca de ar é de 50-60 vezes por hora em oficinas com ar gravemente poluído.

Observações: a taxa de troca de ar pode ser aumentada dependendo da temperatura e umidade externas. De modo geral, se a umidade e a temperatura estiverem altas, a taxa deve aumentar. Em um local seco, a taxa de troca de ar pode diminuir

2.  Método para contagem do número de climatizadores

Número de climatizadores = área em metros quadrados x altura do teto (M) x taxa de troca de ar/ volume real de fluxo de ar das unidades (MCH)

3. Volume de fluxo de ar de cada modelo.

Favor, consultar gráfico de volume de ar – pressão do vento do fabricante.

Por exemplo:

room size for cooler

 Volume do cômodo: comprimento x largura x altura = 10 x 10 x 5 = 500 m³

Troca de ar por hora = 25 vezes

(Dica: taxa de troca de ar fixa pode ser ajustada de acordo com as condições práticas do ambiente.)

Quantidade total de ar substituído por hora = 500 m³ x 25 vezes = 12,500 m³

Portanto, você escolherá um climatizador de ar com taxa de 12,500 MCH.

10. Por que a climatização evaporativa pode ser a solução ideal para locais industriais

Aqui nós gostaríamos de fazer a análise de um projeto e mostrar a você por que a climatização evaporativa pode ser a solução ideal para locais industriais.

Breve introdução do projeto

Uma fábrica de sapatos na China com cerca de 2000 funcionários e área de 7000 m²: a altura do edifício é de 3,5 metros, a temperatura mais alta é cerca de 40 graus no verão. O processo da produção gera ar poluído, como benzeno, hexano e thinner. Se trabalhadores trabalharem sob esse tipo de condições por muito tempo, ocorrerão doenças ocupacionais e envenenamento. Para o severo ambiente em questão, o Departamento de Administração do Trabalho e da Previdência Social ordenou que esta fábrica parasse a produção, corrigisse os problemas e a multou. Os ventiladores existentes na fábrica não conseguem melhor a qualidade do ar e a quantidade de oxigênio. Depois que a gerência da fábrica decidiu instalar um ar condicionado tradicional, de acordo com os cálculos o consumo de energia custaria 4608 Renminbi (cerca de 2800 reais) por 12 horas de trabalho, então eles cancelaram o plano por conta do alto custo e dificuldades de resolver o problema de higiene interno.

Unidades de climatizadores fornecem soluções operacionais a baixo custo

De acordo com a situação real dessa fábrica de sapatos, nós instalamos 80 unidades de climatizadores com fluxo de ar de 18000 m³/h e fluxo de ar total de 1440,000 m³/h. A altura de suspensão da saída de ar é 2,5 m. Número de vezes de ventilação na oficina é de 50 vezes por hora. A velocidade do vento é de cerca de 5 m/s.

Após a instalação das unidades de climatizadores de ar, a fábrica melhora, não só a qualidade do ar e condições de trabalho, mas também a eficiência total de trabalho.

Tabela de comparação do efeito

Tabela de comparação do efeito

Comparação entre investimento primário e custo operacional

Investimento primário: o custo de obras para a instalação de um sistema de ar condicionado de compressão é de 1400000 Renminbi, enquanto que o custo de instalação de 80 unidades de climatizadores é de 96000 Renminbi, uma economia de 440000 Renminbi.

Comparação entre investimento primário e custo operacional

Dados reais de medição com utilização de unidades de climatizadores.

Dados reais de medição com utilização de unidades de climatizadores

Nota: os climatizadores do projeto acima são da Vankool

Nós gostaríamos de recomendar a Vankool por cumprir todos os requisitos e por ser uma boa escolha quando você considerar escolher uma fabricante de climatizadores de parede na China. Aqui estão mais 6 razões pelas quais a Vankool pode ser uma boa escolha para você:

– Mais de 12 anos de experiência no ramo de climatizadores

– Vankool é a fabricante de equipamentos originais (OEM) que fornece para a Honeywell há mais de 12 anos.

– Mais de 5 novos climatizadores de ar serão projetados para os consumidores pelo serviço de ODM (fabricação de design original)

– Com gama complete de produtos climatizadores como climatizador de ar portátil (residencial e comercial), climatizador de ar de parede, climatizador industrial

– Padrão ISO 9000 de controle de qualidade é aplicado em todos os pedidos

– Curto período de entrega para pedidos de amostra (1-2 dias) e pedidos a granel (15-25 dias)

Share: