Share:

Um climatizador de ar é uma das melhores soluções de refrigeração para lugares que são quentes e secos. Eles são populares porque são econômicos e ecologicamente corretos. Escolher o melhor climatizador de ar, porém, pode ser um pouco confuso. Há diversas opções no mercado, e ainda mais funcionalidades para considerar. Nesse artigo, examinamos brevemente todas as características que você deve considerar quando comprar o melhor climatizador de ar para sua casa.:

Visão geral dos tipos de climatizadores de ar

Há 3 tipos principais de climatizador evaporativo portátil:

Visão geral dos tipos de climatizadores de ar

  • Climatizador de ar portátil

    A vantagem do climatizador de ar portátil é a sua portabilidade – a maioria deles tem rodas que permitem que sejam posicionados por toda a casa ou estabelecimento para que você possa refrigerar qualquer ambiente, conforme for necessário.

  • Climatizador de ar de parede

    Se seus problemas de refrigeração estiverem localizados em um quarto ou ambiente específicos, um climatizador de ar de parede é uma ótima alternativa energeticamente eficiente ao ar condicionado de parede. Estes climatizadores de ar de parede geralmente vem prontos para serem e normalmente vem prontos para ser instalados, incluindo as ferramentas necessárias para instalação. Por sua parte, um climatizador de ar de parede pode ser facilmente instalado de forma horizontal ou vertical.

  • Climatizador industrial

    Se você administra um depósito quente, ou precisa manter a oficina fresca, climatizadores industriais são soluções econômicas e energeticamente eficientes para manter seu local de trabalho confortável. Climatizadores de ar industriais usam a circulação e a evaporação para deixar ambientes frescos. O ar seco movimentando-se aumenta a taxa de evaporação do reservatório e distribui o vapor frio uniformemente por todo o ambiente.

Quais são as regiões mais eficazes para climatizadores evaporativos portátil?

 climatização evaporativa

A climatização evaporativa está entre as formas mais antigas de controlar o clima e a temperatura que ainda são usadas hoje. É um método simples e econômico. Lembra daquela sensação da brisa na sua pele depois que você sai de uma piscina? É essa a simples ideia do climatizador de ar. Porém, isso depende do clima do lugar onde você vive. Portanto, aqui vai um mapa para ajudar a chegar à resposta:

Houve um aumento no número de regiões do mundo nas quais climatizadores evaporativos portáteis funcionam de maneira excelente. A cor verde no mapa indica áreas com climas quentes e secos, que favorecem o uso do climatizador evaporativo. Elas são o Oriente Médio, Ásia Central, o sul da Europa, a Costa Oeste dos Estados Unidos, o Sul da África, e América Latina.

As áreas marcadas em amarelo são relativamente mais frescas e mais suscetíveis à humidade. Essas áreas incluem o Reino Unido e Europa Ocidental, onde essa tecnologia funciona suficientemente bem, mas não com uma eficiência otimizada. A ciência diz que conforme o aquecimento global se intensifica, essas regiões irão desenvolver um clima mais quente que favorece técnicas de climatização evaporativa, sugerindo que o ventilador climatizador de ar será mais barato e muito mais eficiente.

Como se compara a climatização evaporativa com condicionamento de ar tradicional?

O objetivo de ambos climatizador evaporativo portátil e ar condicionado tradicional é refrigerar seu ambiente. Porém, o sistema de resfriamento evaporativo tem menos custos de operação, é mais energeticamente eficiente, e muito mais ecologicamente correto do que sistemas de ar condicionado tradicionais. Aqui está uma pequena tabela comparando os dois tipos.

Como se compara a climatização evaporativa com condicionamento de ar tradicional

Como escolher o melhor tamanho para um climatizador de ar?

Para obter os melhore climatizador de ar, assegure-se de que você tem o tamanho adequado para o seu ambiente. Se um climatizador evaporativo portátil for pequeno demais para o seu ambiente, ele vai desperdiçar energia para trabalhar extra para manter o ambiente fresco. O MCH (metros cúbicos por hora) é a quantidade de ar fresco processada pelo seu ambiente a cada hora. Para descobrir o MCH, siga esta fórmula:

ÁREA EM METROS QUADRADOS X ALTURA DO TETO X NÚMERO DE TROCAS DO AR = MCH DO FLUXO DE AR NECESSÁRIO.

size room

Por exemplo:

Comprimento do ambiente: 10 metros

Largura do ambiente: 5 metros

Altura do ambiente: 3 metros

Volume do ambiente: Comprimento x Largura x Altura = 10 x 5 x 3 = 150m3

Quantidade de trocas de ar em 1 hora: 20 vezes

Volume total de ar para ser trocado em 1 hora 150 metros cúbicos x 20 vezes = 3000 metros cúbicos por hora

De acordo com a equação, você precisaria de um climatizador de ar com um CMH de pelo menos 3000.

OBS: Normalmente 20-30 trocas de ar serão o bastante para o seu ambiente.

Aqui estão algumas sugestões para sua referência:

climatizador evaporativo

Como escolher o melhor climatizador de ar?

Cada vez mais pessoas escolhem usar climatizadores evaporativos que podem oferecer uma alternativa ecologicamente correta e econômica ao ar condicionado tradicional. Porém, há algumas coisas que você deve saber antes de comprar o melhor climatizador de ar.

  • Grossura e quantia de painéis evaporativos

Painéis evaporativos tem um impacto direto na refrigeração de um climatizador de ar. Eles absorvem água e permitem que o ar circule através deles para que a refrigerem. Quanto mais grosso for o painel evaporativo, melhor será a climatização. Painéis evaporativos são normalmente feitos de álamo ou celulose. Ambos tem suas vantagens e desvantagens.

climatizador evaporativo

Painéis de álamo são feitos de raspas de madeira e fibra sintética. Eles são mais baratos, precisam de muita manutenção, e tem uma duração mais curta.

Painéis evaporativos de celulose são também conhecidos como colmeia, principalmente porque eles parecem uma colmeia. Eles são mais grossos se comparados com painéis de álamo, precisam de menos manutenção e tem uma duração mais longa. Eles são um pouco mais caros, mas são também conhecidos por ser mais eficientes.

Além disso, você deve checar a quantidade de painéis evaporativos para cada climatizador. Alguns ventiladores de climatizadores de ar tem apenas um painel evaporativo, enquanto outros tem 3 ou 4 painéis. A qualidade da climatização melhora uma vez que o climatizador tem mais painéis evaporativos.

  •   Consumo de energia

Com vários climatizadores evaporativos portáteis, vem variados níveis de eficiência energética. É melhor perguntar ao seu revendedor qual marca de climatizador evaporativo portátil é mais energeticamente eficiente, e tem, portanto, menor impacto negativo no meio-ambiente.

  • Velocidades e modos de ar variáveis

Climatizadores com velocidade variável são usados para controlar a velocidade do ventilador. É melhor se o climatizador tiver opções para regulação da velocidade. Além disso, alguns climatizadores de ar oferecem 3 modos de ar diferentes, como modo natural, modo normal e modo sleep.

  • Capacidade do tanque de água

O ventilador do climatizador de ar se utiliza de um método de climatização evaporativa. Nesse método, a água é convertida em vapor d’água, o que reduz a temperatura do ar rajado pelo ventilador ou exaustor. É importante ter climatizadores de ar que tenham tanques de água grandes. Quanto maior for o tanque de água, por mais tempo o climatizador de ar funcionará. Você precisa escolher um climatizador de ar que tenha um tanque de água do tamanho correto para o seu uso diário. Um ambiente maior também requer um climatizador de ar com um tanque de água maior. Climatizadores de ar portáteis tanto residenciais quanto comerciais vem com uma grande variedade de tamanhos de tanques de água. Climatizadores de ar residenciais tem tanques com capacidade de 20 a 30 litros, enquanto climatizadores de ar comerciais tem capacidade que varia de 40 a 120 litros.

  • Conector de mangueira de jardim Climatizador de Ar fan

Você também pode chama-lo de controlador automático de nível de água. Alguns aparelhos tem um conector de mangueira. Este conector permite anexar uma mangueira de jardim normal ao aparelho para que água seja constantemente fornecida enquanto o aparelho estiver em uso. Isso economiza tempo e energia que seriam gastos colocando água no reservatório manualmente.

  • Tipos de ventiladores

Climatizadores evaporativos portáteis podem vir equipados com um ventilador centrífugo, ou com um ventilador axial. O ventilador centrífugo tem o formato de um tambor, e é normalmente mais silencioso, mas consome mais energia para refrigeração, e custa mais que o ventilador axial. O ventilador axial, por outro lado, é mais barato, usa menos energia, mas é muito mais barulhento
Climatizador de Ar water tank

  • Indicador de nível de água

Verifique se o climatizador de ar portátil tem ou não um indicador de nível de água.

Isso fará com que seja mais conveniente para você verificar o nível de água e saber quando é necessário adicionar água. De qualquer forma, se o climatizador de ar já tiver um conector de mangueira de jardim, esse indicador de nível de água não será mais necessário.

  • Rodas

Verifique as rodas usadas pelo ventilador do climatizador de ar. Alguns climatizadores de ar usam apenas rodas de plástico que não podem ser usadas por um longo período, especialmente quando se tem de mover climatizadores de ar frequentemente. É melhor escolher climatizadores com rodas de material pesado que usam borracha grossa e materiais metálicos fortes.

  • Controle remoto

Para acesso rápido às configurações, procure um ventilador climatizador de ar que venha com um controle remoto. Controles remotos para climatizadores de ar permitirão que você controle a velocidade do ventilador, e assim você não precisa levantar repetidamente para mudar a configuração.

  • Climatizador de ar Vankool vs Climatizador portátil barato
    Climatizador de ar Vankool vs Climatizador portátil barato

Melhores dicas para comprar um climatizador de ar portátil

1.Período de garantia

Verifique se o fornecedor do climatizador de ar oferece garantia para seus produtos. Se sim, por quanto tempo? Normalmente, algumas marcas famosas oferecem garantia de um ano, enquanto outras oferecem garantia maior.

2. Preço e frete

Há muitos climatizadores evaporativos portáteis atualmente disponíveis, e eles variam em preços e qualidade. Há alguns que tem um preço alto, mas tem um número de funcionalidades especiais extra, baixo consumo de energia, economizam água, e são menos barulhentos que marcas mais baratas. É basicamente sua escolha, e você tem que medir as vantagens e desvantagens relacionadas aos respectivos preços.

Você também deveria levar em consideração se o preço inclui ou não o frete. Alguns revendedores vendem o climatizador de ar com frete grátis, e outros não.

3. Marcas

Uma vez que você se decidiu por tipo e tamanho de climatizador de ar, o próximo passo importante é escolher a marca. Algumas marcas populares de climatizador de ar são Portacool (para climatizadores de ar comerciais), Honeywell (para climatizadores residenciais), etc. Se você quiser se tornar um revendedor de climatizador de ar e comprar climatizadores de ar a granel, uma alternativa é recorrer aos fabricantes para conseguir um preço mais competitivo. Vankool é uma boa escolha para o negócio atacadista, uma vez que é a fabricante de equipamentos originais que fornece para a Honeywell há mais de 12 anos .

Share: