Share:

O climatizador industrial proporciona um incrível efeito refrigerador em quase qualquer lugar. Climatizador industrial também é conhecido como climatizador de ar industrial. Eles são usados para proporcionar refrigeração em grande escala em fábricas, grandes espaços internos ou externos. Alguns sistemas também são usados como uma solução de refrigeração econômica em regiões com climas secos

Onde é apropriado utilizar um climatizador industrial?

Climatizadores industriais trabalham evaporando água para reduzir o calor e umedecer o ar em um processo semelhante a processos naturais. Eles são mais ecologicamente corretos e eficientes no consumo de energia que o ar condicionado tradicional. Geralmente, eles também são mais poderosos que ventiladores externos comuns. Entre os principais lugares em que eles são usados para refrigerar estão armazéns, fábricas, oficinas, locais de construção e hangares. Outros são: academias, docas, barracas grandes, garagens, fazendas, eventos esportivos, celeiros, piscinas ou pátios, etc.

Onde é apropriado utilizar um climatizador industrial

Tipos de climatizador industrial

1) climatizador portatil

Também conhecidos como climatizador portatil, eles são um tipo de climatizador de ar evaporativo industrial. Eles são mais indicados para áreas comerciais como armazéns e garagens. Eles também podem ser usados em outras áreas externas como pátios. Geralmente seus tamanhos vão até 13,000m3/h.

2) Enfriadores evaporativos fijos

Eles são construídos, na sua maioria, para grandes complexos industriais ou comerciais e operam deslocando ar quente para fora. Climatizadores industriais podem ser climatizadores de ar de parede e ter descarga direcionada para a lateral ou para baixo. Geralmente, o fornecimento de ar refrigerado chega a 30,000m3/h por unidade.

  • Três formas de instalar climatizadores

Três formas de instalar climatizadores

O alcance de um climatizador industrial é determinado pelo direcionamento do ar, por exemplo, como a máquina de refrigeração está voltada para a saída de ar.

(i) Climatizadores evaporativos de parede são capazes de refrigerar todo um cômodo/casa ou uma garagem inteira.

(ii) Climatizadores de ar com descarga para baixo ficam localizados no telhado e liberam o ar refrigerado para baixo. Suas saídas de ar descem diretamente para o prédio desejado e podem ser usados para refrigerar casas inteiras.

(iii) Climatizadores de ar com descarga lateral são, geralmente, posicionados na lateral de um edifício, mas também podem ficar no telhado. Eles usam um mecanismo para direcionar o vento em uma corrente através de uma abertura no topo, e podem refrigerar casas inteiras.

3) climatizador portatil vs climatizador industrial

climatizador portatil vs climatizador industrial

Como a climatização evaporativa funciona?

Como a climatização evaporativa funciona

Climatização evaporativa literalmente significa refrigeração através do uso de água. Lembra daquela sensação refrescante na pele quando você sai de uma piscina? Isso é climatização evaporativa natural. Da mesma forma, é assim que sentimos a brisa fresca que passa sobre uma lagoa. Com a evaporação da água, a temperatura das partículas de ar em contato com água em estado líquido diminui. Isso se dá por conta de uma reação endotérmica que ocorre. Essa reação converte água líquida em um gás, portanto reduzindo a temperatura de moléculas de ar adjacentes.

Uma máquina de climatização evaporativa funciona utilizando esse princípio. Ela age como um ventilador refrigerador que utiliza três elementos principais: água, uma superfície úmida, e bomba. A bomba puxa as partículas do ar sobre a água, reduzindo a sua temperatura. A bomba funciona através de um sistema de controle mecânico localizado dentro do climatizador. A rotação do ventilador, então, distribui o ar refrigerado para o espaço desejado.

Quão eficiente é a climatização evaporativa?

Ela é absolutamente eficiente e pode ser utilizada em quase qualquer lugar do planeta. Porém, por razões óbvias, a climatização evaporativa é principalmente utilizada em climas secos. De fato, essas áreas são onde esse sistema climatizador é mais eficiente. O climatizador evaporativo usa calor do ar externo para provocar o processo evaporativo. Isso significa é que a sua eficiência será também afetada por fatores como umidade geral do ar e níveis de temperatura. A tabela abaixo ilustra temperaturas ambiente, níveis de umidade e as temperaturas geradas por um climatizador evaporativo portátil operando em condições ideais:

Como climatizadores evaporativos funcionam melhor

Como calcular o tamanho de um climatizador de ar industrial?

O poder de refrigeração de um climatizador industrial é baseado em no fluxo de ar que ele pode gerar. É por essa razão que esses climatizadores são categorizados por fluxo de ar. Eles são geralmente classificados em metros cúbicos por hora (MCH) e metros cúbicos por minuto (MCM). Essa calibração mede a quantidade total de ar que um climatizador de ar pode bombear ou mover por unidade de tempo.

ÁREA EM METROS QUADRADOS X ALTURA DO TETO X NÚMERO DE TROCAS DO AR = MCH DO FLUXO DE AR NECESSÁRIO.

Por exemplo:

Se você estiver organizando um evento em uma tenda de 10 x 10 x 5 = 500 m³

Trocas de ar por hora = 20 vezes

Quantidade total de ar substituído por hora = 500 m³ x 20 vezes = 10,000 m³

Você vai comprar um climatizador com classificação de 10,000 MCH.

OBS.: Número de trocas de ar variam dependendo das circunstâncias

climatizador evaporativo

5 coisas para considerar ao comprar o melhor climatizador industrial

Fábricas necessitam de vários tipos sistemas de manutenção. Eles são necessários para manter a operação e a performance das máquinas e equipamentos em condições ideais. Entre essas máquinas e sistemas principais está um climatizador industrial apropriado e eficiente. Ele é usado para garantir que o ambiente geral da indústria fique seguro e bem mantido todo o tempo

1.  Características de um climatizador evaporativo industrial

Climatizador de ar vem com uma variedade de recursos, mas aqui vão alguns dos mais importantes, que podem ser de grande benefício para você

  • Material da caixa e grossura

Material novo ou reciclado? Material novo pode ser utilizado por 10 anos, enquanto que material reciclado pode apresentar alguns problemas após 1-2 anos. O material da caixa deve ser novo e não reciclado para garantir sua longa duração. Ele também deve ter a grossura adequada. Normalmente, quanto maior a grossura, melhor.

  • Painel evaporativo

Para um climatizador industrial funcionar efetivamente, ele precisa ter o painel evaporativo correto de acordo com seu tamanho e grossura. Quanto maior a grossura e o tamanho do painel evaporativo, melhor será a refrigeração.

  • Ventilador para fiação do motor

Fiação 100% de cobre é mais adequada para que um climatizador seja eficiente e trabalhe bem. Alguns fabricantes usam fiação de alumínio para o motor com o objetivo de economizar, mas acabam prejudicando a qualidade do produto.

Motor

  • Verificando o volume do fluxo de ar

Verifique cuidadosamente o volume do fluxo de ar porque alguns fornecedores indicam um valor maior do que está na tabela de especificação. Isso pode confundir e você vai acabar um climatizador industrial que não cumpre suas especificações.

Para se certificar que você não será levado a comprar um climatizador que não atende às suas necessidades, calcule você mesmo o volume do fluxo de ar. Fazendo isso, você estará seguro de que tem o produto certo.

Aqui está a fórmula para calcular: volume do fluxo de ar (m3/h) = velocidade média (m/s)saída de ar(m2)3600s

  • Climatizador industrial vs climatizador barato

Climatizador industrial vs climatizador barato

2. Marca e modelo

Existem diferentes fabricantes e marcas de climatizador industrial. Você pode começar explorando os sites de vários fabricantes disponíveis para saber que tipo de climatizador industrial eles produzem. Compare eles com as suas necessidades e condições térmicas industriais específicas e, então, tome a decisão.

Caso você queira se tornar um revendedor de climatizador de ar e comprar climatizadores evaporativos portáteis a granel, uma alternativa é recorrer aos fabricantes para conseguir um preço mais competitivo e melhor suporte técnico. Vankool pode ser uma boa escolha para um negócio atacadista, uma vez que é a fabricante de produtos originais fornecedora da Honeywell por mais de 12 anos, e possui uma grande variedade de climatizadores evaporativos, incluindo climatizador de ar de parede, climatizador de ar portátil e climatizador industrial.

3. Reputação do vendedor

Você pode se informar sobre isso principalmente através de avaliações online e feedback de compradores anteriores e usuários do produto. Escolha marcas com feedback dos consumidores altamente positivo. Isso demonstra que seus climatizadores industriais são de qualidade superior. Assegure-se, também, que as avaliações que você está levando em conta são autênticas. Você pode aleatoriamente entrar em contato com vários avaliadores para falar diretamente com eles.

4. Orçamento

Seu orçamento é um outro fator importante. Marcas diferentes tem preços diferentes. Sua melhor aposta seria uma marca com preços moderados, mas que também tenha uma boa reputação. Não sacrifique qualidade e reputação por causa do custo.

5.Mecanismo de instalação

Isso também é muito importante. Algumas empresas oferecem até mesmo instalação do climatizador industrial como um serviço extra para seus clientes. Se não for o caso, contrate profissionais, ou do vendedor ou de outros lugares, para fazer a instalação por você.

Share: