Share:

Caso você queira uma máquina altamente eficiente para refrigerar o seu espaço, então compre um climatizador de parede! Esse climatizador não só é mais acessível, mas também ocupa um espaço muito pequeno na sua casa. É fácil de ser montado em uma parede. Um climatizador industrial de parede também não agride o meio ambiente porque não emite refrigerantes que destroem o ozônio, como faz o ar condicionado tradicional.

Como um climatizador de parede funciona

  • O que é climatização evaporativ

Climatização evaporativa é baseada num fenômeno físico. Evaporação é a conversão de água líquida em vapor usando a energia térmica do ar, resultando numa redução da temperatura do ar. O ar seco absorve a umidade produzida pelo processo de evaporação. No processo de ser convertida em umidade durante a evaporação, a água absorve o calor e, então, sentimos frio. Hoje em dia, climatizadores evaporativos usam um tipo de ventilador que é especialmente desenhado para ajudar a acelerar o processo de evaporação, resfriar ainda mais o ar e fazer esse ar circular.

O exemplo mais comum é vestir uma camiseta molhada e se abanar. Em locais secos, com baixa umidade, você sentirá um resfriamento imediato. Por outro lado, se você mora em um local com alta umidade, você terá uma sensação úmida. A quantidade de transferência de calor depende da taxa de evaporação, o que, por sua vez, depende da umidade do ar e sua temperatura. Quando a umidade do ar é alta, a evaporação é lenta

  • Como climatizadores evaporativos de parede funcionam

Como um climatizador de parede funciona

Climatizador de parede, também chamado de climatizador evaporativo de parede. Se comparados com climatizadores de teto, climatizadores de parede são mais convenientes por conta de manutenção e por reduzirem a chance de vazamentos de teto.

Dentro da máquina, há um ventilador cuja função é puxar o ar através do painel evaporativo, e depois descarregar esse ar no devido local por uma abertura com formato de caixa na frente. Os botões do painel frontal são usados para controlar a velocidade do soprador e um pequeno motor de bomba dentro do climatizador. A unidade também tem uma conexão externa para fornecer água ao seu reservatório. À medida em que a evaporação ocorre, uma simples válvula de boia controla a adição de mais água. A unidade pode desligar o motor se superaquecer e religar após o motor esfriar.

Diferenças entre climatizador evaporativo de parede e ar condicionado

 Enquanto máquinas de climatização evaporativa operam usando água e ar, que são recursos quase gratuitos cedidos pela natureza, o ar condicionado tradicional usa substâncias químicas refrigerantes tóxicas. Climatizadores evaporativos portáteis, que são conhecidos por ter desempenho melhor em climas secos, consomem apenas 25% da energia elétrica usada por unidades de ar condicionado, eliminando o ar quente e colocando ar fresco e gelado em seu lugar. Com sistemas de resfriamento evaporativo, o ar fresco circula a cada 2-4 minutos enquanto que o ar condicionado mantém o mesmo ar presente do cômodo. Além disso, a umidade do painel evaporativo ajuda a aliviar pessoas alérgicas porque filtra fumaça, poeira, pólen e outros alérgenos do ar. Aqui está climatizador industrial de parede vs ar condicionado:

1)Custos operacionais

Sistemas de resfriamento evaporativo de parede são três vezes mais eficientes com relação à energia do que sistemas de ar condicionado. Por conta de usarem água e ar como recursos. 

2) Custos de instalação

Climatizadores evaporativos são mais fáceis e mais baratos para instalar. Sem fiação. Sem ventilação. Os custos são, geralmente, 50-80% menores se comparados a uma instalação de um ar condicionado central. 

3) Ecologicamente correto

Usa recursos da natureza (água e ar). Emite zero ingredientes que agridem a camada de ozônio. 

4) Eficiência

O sistema de resfriamento evaporativo funciona em alta performance com baixos custos de operação e instalação

Um climatizador ar de parede é a escolha certa para você

Primeiro, visite as lojas de construção e reforma mais próximas e pesquise bastante. Você pode se surpreender ao aprender que os níveis de temperatura e umidade da sua localidade permitem o uso de climatizadores evaporativos ou não.

Como climatizadores evaporativos funcionam melhor

 Isso principalmente depende dos níveis de umidade e temperatura da sua localidade. Como já foi mencionado, climatizadores evaporativos funcionam melhor em climas secos.

Como climatizadores evaporativos funcionam melhor

Na primeira coluna da tabela acima, a figura representa temperaturas externas (bulbo sec0). E os números da linha localizada no topo da tabela representam a umidade relativa (ou UR) externa.

As melhores condições climáticas para uma eficiente operação e funcionamento de um sistema de resfriamento evaporativo estão localizadas no quadrante superior esquerdo da tabela. As condições em caixas azuis são marginais. As condições nas caixas imediatamente abaixo das azuis não são adequadas para climatização evaporativa.

Como escolher o tamanho de um climatizador de ar de parede

Após você se certificar de que precisa de um climatizador de parede, a próxima questão é o tamanho. Eles são calibrados em metros cúbicos por hora (MCH). Uma unidade pequena pode ter 3000 MCH, enquanto que uma unidade para uma casa inteira pode ter 8000 MCH ou mais. Por exemplo, 6000 MCH pode servir para uma enorme casa residencial com 80 metros quadrados de espaço de piso com teto de 3,5 metros.

Com até 300 metros cúbicos de ar sendo constantemente empurrados para os cômodos, você precisa deixar as janelas, pelo menos, parcialmente abertas como uma saída. Abrir de 8 a 12 cm de janelas de cada cômodo vai gerar uma ampla circulação.

Quais são as características do climatizador industrial de parede

  • Painéis evaporativos:

Painéis evaporativos

 A chave para a eficiência dos climatizadores evaporativos está no design dos painéis evaporativos, assim como no nível de umidade do ar ambiente.

Painéis de álamo são mais acessíveis, mais fáceis de instalar e substituir, mais eficazes e mais biodegradáveis do que a versão sintética. Mas a versão sintética dura mais.

Painéis evaporativos de celulose também são conhecidos como colmeias, principalmente porque parecem colmeias. Elas são mais grossas dos que os painéis de álamo, exigem menos manutenção e tem uma vida maior. Elas custam um pouco mais mas são conhecidas por serem mais eficientes.

  • Motor: 

Climatizadores evaporativos são mais economicamente rentáveis que compressores de ar condicionado tradicional porque eles só precisam bombear ar. Não comprimem nenhum gás refrigerante. Um típico motor de resfriamento evaporativo residencial tem apenas 1/3 a 3/4 cavalos-vapor. Em comparação, um compressor de ar condicionado residencial tem de 3 a 5 cavalos-vapor. Se ainda incluirmos os ventiladores de ar condicionado necessários para resfriar e condensar, veremos que climatizadores evaporativos consomem muito menos energia.

Ventilador centrífugo vs ventilador axial

Ventilador centrífugo vs ventilador axial

As principais versões de ventiladores centrífugos incluem hélices curvadas para frente e inclinadas para trás. Ventiladores axiais são mais eficientes (80-90%), enquanto que as versões centrífugas são cerca de 50-60% eficientes. Então, caso você queira comprar um climatizador evaporativo, considere um com ventilador axial, especialmente com as versões de direct drive e de dispositivo de climatização de recuperação estática.

  • Proteção de sobrecarga

O climatizador vem com um botão de sobrecarga térmica automática que desliga o motor caso ele superaqueça, e depois reinicia quando esfriar. 

  • Durabilidade

Seu poliéster anticorrosivo protege as partes metálicas do climatizador de ferrugem mesmo que exposto a intempéries. 

  • Operação contínua

Ao conectar uma mangueira de água ao fornecimento de água do climatizador, você não precisará reabastecê-lo.

Como manter um climatizador de ar de parede

Climatizadores evaporativos de parede são muito fáceis de operar e manter. Qualquer usuário com conhecimento básico de mecânica e ferramentas básicas como chave inglesa e chave de fenda não terá problemas. Isso é diferente da manutenção de um ar condicionado tradicional que é executada melhor por técnicos especialistas. As peças de substituição também são fáceis de encontrar e baratas. 

Dica bônus: como gerenciar a água do seu climatizador evaporativo

Recomendamos o uso de água filtrada, água destilada e amaciador de água porque água dura pode ser perigosa para o climatizador. Água dura tem uma grande concentração de minerais e depósitos, se não for filtrada adequadamente; é fácil deixar a bomba de água entupida com acúmulo de cálcio até que ela pare de funcionar. Os proprietários podem encontrar manchas nos filtros; elas podem ter sido feitas por água dura. Enquanto isso, depósitos de minerais de água vão se acumular nos filtros e painéis, que permanecerão depois que a água evaporar. Acúmulo de cálcio reduzirá a eficiência do climatizador de ar.

Caso seu climatizador evaporativo portátil estiver funcionando de forma menos eficiente devido a danos causados por água dura, a limpeza pode ser a maneira mais eficiente de resolver. Acúmulo de cálcio e depósito de minerais podem ser dissolvidos mergulhando os painéis/colmeias e filtros em vinagre

Como instalar um climatizador industrial de parede

É fácil instalar um climatizador de parede com as dicas a seguir:

Como instalar um climatizador industrial de parede

Resumo

Leve refrigeração para sua casa de forma sustentável e com alto custo benefício utilizando um climatizador de parede. Reduza os custos operacionais em até 75%, economize na instalação e use o processo natural de evaporação de ar e água para refrigerar sua casa com eficiência. Eles podem ser instalados na vertical ou horizontal com kit incluso. Mais eficientes para climas secos para locais de até 90 metros quadrados.

Após decidir comprar um climatizador evaporativo de parede, o próximo passo importante e escolher boas fabricantes ou marcas de climatizadores evaporativos de parede. Algumas marcas populares de climatizadores evaporativos de parede são o climatizador industrial de parede Honeywell, etc. Caso você queira ser um revendedor de climatizadores de ar e comprar climatizadores evaporativos portáteis a granel, uma alternativa é recorrer aos fabricantes para conseguir um preço mais competitivo e melhor suporte técnico. A Vankool pode ser uma boa escolha para negócios de atacado, já que tem sido a fabricante de equipamentos originais fornecedora da Honeywell há mais de 12 anos, e possui uma grande variedade de climatizadores evaporativos, incluindo climatizadores de ar de parede, climatizadores de ar portáteis e climatizadores industriais.

Share: